A D E L L A
O Jogo de Tabuleiro Marítimo
História
Adella foi concebida em Penwith, na Cornualha Ocidental. As costas traiçoeiras da Cornualha constituíam um viveiro tanto para contrabandistas como para piratas e fizeram de muitos a sepultura aquática de um navio. A forma actual de Adella evoluiu em Portugal, inspirando-se em navios medievais altos como a Ezmeralda e as galés dos corsários da Barbária. As três marés pensivas representam os destinos primordiais, que regem os destinos de todas as embarcações. Adella é fundido à mão a partir de pó de mármore de Toscana e está alojado com as regras seladas no seu interior.
Adella foi concebida em Penwith, na Cornualha Ocidental. As costas traiçoeiras da Cornualha constituíam um viveiro tanto para contrabandistas como para piratas e fizeram de muitos a sepultura aquática de um navio. A forma actual de Adella evoluiu em Portugal, inspirando-se em navios medievais altos como a Ezmeralda e as galés dos corsários da Barbária. As três marés pensivas representam os destinos primordiais, que regem os destinos de todas as embarcações. Adella é fundido à mão a partir de pó de mármore de Toscana e está alojado com as regras seladas no seu interior.
Como jogar Adella
Adella é um jogo de estratégia de 2 jogadores onde os jogadores movem as marés para avançar as suas embarcações e destroem as do seu adversário.
Para ganhar um jogador tem de afundar todos os navios do seu adversário.
Peças
O mar é feito de 20 ondas. As 2 ondas nas coordenadas E e W (ver diagrama) são portos. As 4 ondas nas coordenadas N e S são águas rasas.
As 3 marés (contadores com faces) são controladas por ambos os jogadores, que decidem os possíveis movimentos de um navio.
Cada jogador escolhe 3 galés ou 3 galeões. As galeras são as naves com remos, os galeões são as naves com castelos.
Uma nave pode ser naufragada (com gorjetas) e um naufrágio pode ser afundado (retirado do jogo).
Colocação
Os jogadores sentam-se lado a lado para terem a mesma vista.
Os galeões (jogador 1) colocam uma maré em qualquer coordenada. (N,NE,E,SE,S,SW,W,NW).
Os galeões (jogador 2) colocam uma maré em qualquer coordenada (as marés podem partilhar as coordenadas).
Os galeões colocam a última maré em qualquer coordenada.
As galeotas colocam 1 nave em qualquer maré rasa.
Os galeões colocam 1 nave em qualquer maré rasa.
As galeotas começam as voltas.
Voltas
Em primeiro lugar, mover qualquer maré 1 coordenada em sentido horário.
Em segundo lugar, mova a sua nave 1 onda (espaço) em direcção a qualquer maré.
(por exemplo, se uma maré está no NW, mova a sua nave diagonalmente 1 onda para noroeste,
se uma maré é uma maré no S mova o seu navio para baixo 1 onda para sul).
Quando tem mais navios em jogo, cada um deles pode levar marés diferentes.
Se o seu navio chegar a qualquer porto, adicione um novo navio acima ou abaixo.
Se o seu navio chegar directamente acima ou abaixo do navio do seu oponente, incline o seu navio naufragado. (Um navio deve mover-se antes de atacar).
Um navio tem de se deslocar, portanto, se estiver obstruído pela costa (a fronteira do mar) ou outro navio naufragado (tombado).
Se um navio já estiver naufragado e for obstruído ou atacado pela costa, afunda-se (retirado do jogo).
Vira-se alternadamente entre os jogadores até restar apenas um jogador.
Como jogar Adella
Adella é um jogo de estratégia de 2 jogadores onde os jogadores movem as marés para avançar as suas embarcações e destroem as do seu adversário.
Para ganhar um jogador tem de afundar todos os navios do seu adversário.
Peças
O mar é feito de 20 ondas. As 2 ondas nas coordenadas E e W (ver diagrama) são portos. As 4 ondas nas coordenadas N e S são águas rasas.
As 3 marés (contadores com faces) são controladas por ambos os jogadores, que decidem os possíveis movimentos de um navio.
Cada jogador escolhe 3 galés ou 3 galeões. As galeras são as naves com remos, os galeões são as naves com castelos.
Uma nave pode ser naufragada (com gorjetas) e um naufrágio pode ser afundado (retirado do jogo).
Colocação
Os jogadores sentam-se lado a lado para terem a mesma vista.
Os galeões (jogador 1) colocam uma maré em qualquer coordenada. (N,NE,E,SE,S,SW,W,NW).
Os galeões (jogador 2) colocam uma maré em qualquer coordenada (as marés podem partilhar as coordenadas).
Os galeões colocam a última maré em qualquer coordenada.
As galeotas colocam 1 nave em qualquer maré rasa.
Os galeões colocam 1 nave em qualquer maré rasa.
As galeotas começam as voltas.
Voltas
Em primeiro lugar, mover qualquer maré 1 coordenada em sentido horário.
Em segundo lugar, mova a sua nave 1 onda (espaço) em direcção a qualquer maré.
(por exemplo, se uma maré está no NW, mova a sua nave diagonalmente 1 onda para noroeste,
se uma maré é uma maré no S mova o seu navio para baixo 1 onda para sul).
Quando tem mais navios em jogo, cada um deles pode levar marés diferentes.
Se o seu navio chegar a qualquer porto, adicione um novo navio acima ou abaixo.
Se o seu navio chegar directamente acima ou abaixo do navio do seu oponente, incline o seu navio naufragado. (Um navio deve mover-se antes de atacar).
Um navio tem de se deslocar, portanto, se estiver obstruído pela costa (a fronteira do mar) ou outro navio naufragado (tombado).
Se um navio já estiver naufragado e for obstruído ou atacado pela costa, afunda-se (retirado do jogo).
Vira-se alternadamente entre os jogadores até restar apenas um jogador.
Questões
Posso começar a colocar o meu navio no porto?
Não, apenas os baixios.
Posso mudar um novo navio quando chego ao porto?
Os navios novos não se movem na mesma direcção.
Tenho de navegar todos os meus navios em cada curva?
Sim. Se eles estiverem obstruídos, destroem-nos.
Podem 2 ou 3 marés estar numa coordenada?
Sim, resultam na mesma direcção da maré.
Tenho de mover uma maré antes dos meus navios?
Sim.
Tenho de levar a maré que movimentei?
Não, cada navio pode levar qualquer maré.
Posso ampliar 2 navios se eu passar entre eles?
Sim.
Se eu navegar para o porto afundando o meu oponente, posso substituí-los pelos meus?
Sim.
Tenho de acrescentar um novo navio quando chego ao porto?
A escolha é sua.
Os navios naufragados navegam da mesma forma que os navios novos?
Sim, acabaram de perder 1 de 2 vidas.
Posso reparar um navio naufragado?
Não.
Posso levantar um navio naufragado?
Não.
Erros comuns
Novos jogadores podem tentar navegar em diagonal para uma maré no norte ou sul. Uma maré no norte significa que um navio pode subir. Uma maré a sul significa que um navio pode mover-se para baixo.
Estratégia
3 navios lado a lado formam uma armada, esta é uma forte possibilidade defensiva que pode bloquear o seu oponente contra a costa.
É sempre melhor ter os navios do seu oponente entre o seu e as marés, isto assegura o seu avanço e a sua retirada.
Novos jogadores podem tentar navegar em diagonal para uma maré no norte ou sul. Uma maré no norte significa que um navio pode subir. Uma maré a sul significa que um navio pode mover-se para baixo.
Estratégia
3 navios lado a lado formam uma armada, esta é uma forte possibilidade defensiva que pode bloquear o seu oponente contra a costa.
É sempre melhor ter os navios do seu oponente entre o seu e as marés, isto assegura o seu avanço e a sua retirada.
Um jogo por Ben Reader.
O conceito e a arte de Adella são propriedade do artista.
ADELLA ©