ADELLA
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A D E L L A

O Jogo de Tabuleiro Marítimo

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História

Adella foi concebida em Penwith, Oeste Cornualha. As costas traiçoeiras da Cornualha eram um viveiro de contrabandistas e piratas e fizeram a sepultura aquática de muitos navios. A forma atual do Adella evoluiu em Portugal, inspirando-se nos grandes navios medievais como o Ezmeralda e nas galeras dos corsários bárbaros. As batalhas navais de Adella dançam em um nó celta de manobras, emulando formações de navios tartaruga como a asa do guindaste usada pelo almirante Yi. As marés representam os destinos primordiais, que acenam no horizonte, guardam os destinos de todos os navios. Adella é feito de pó de mármore da Toscana e está alojado com as regras seladas.

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Os Três Destinos de Giogio Ghisi
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Como jogar Adella

Adella é um jogo de estratégia para 2 jogadores onde os jogadores movem as marés para avançar seus navios e destruir os de seus oponentes.
Para vencer, o jogador deve afundar todos os navios do oponente.

Peças

O mar é feito de 20 ondas. As 2 ondas nas coordenadas E e W (ver diagrama) são portos. As 4 ondas nas coordenadas N e S são rasas.
As 3 marés (contadores com faces) são controladas por ambos os jogadores, eles decidem os possíveis movimentos de um navio.
Cada jogador escolhe 3 galés ou 3 galeões. Galeras são os navios com remos, galeões são os navios com castelos.
Um navio pode ser destruído (virado) e um naufrágio pode ser afundado (removido do jogo).

Contexto

Os jogadores sentam-se lado a lado para que tenham a mesma visão.
Os galeões colocam uma maré em qualquer coordenada. (N,NE,E,SE,S,SW,W,NW).
Os galeras colocam uma maré em qualquer coordenada (as marés podem compartilhar coordenadas).
Os galeões colocam a última maré em qualquer coordenada.
Os galeras colocam um navio em qualquer raso.
Os galeões colocam um navio em qualquer raso. As galés iniciam as curvas.

Voltas ​

Em primeiro lugar, mova qualquer coordenada da maré 1 no sentido horário.
Em segundo lugar, mova seu(s) navio(s) no mar 1 onda (espaço) em direção a qualquer maré.
(por exemplo, se a maré estiver no NW, mova seu navio na diagonal 1 onda a noroeste, se a maré estiver no S, mova seu navio 1 onda para o sul.)
Quando você tem mais navios em jogo, cada um deles pode ter marés diferentes.
Se o seu navio chegar ao porto, adicione um navio acima ou abaixo.
Se o seu navio atacar (chegando diretamente acima ou abaixo) do navio do seu oponente, incline o navio naufragado. (Um navio deve navegar antes de atacar.)
Um navio tem que navegar, então se ele for obstruído pela costa (borda do mar) ou outro navio ele naufraga (torna).
​Se um navio já estiver naufragado e for obstruído ou atacado de lado, ele afunda (removido do jogo).

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A Batalha Marítima de Zonchio

Questões

Posso começar a colocar meu navio no porto?
Não, apenas os rasos.

Posso navegar em um novo navio quando chegar ao porto?
Navios Novos não navegam na nessa jogada.

Devo navegar todos os meus navios a cada turno?
Sim, se puderem. Se eles estiverem obstruídos, destrua-os.

2 ou 3 marés podem estar em uma coordenada?
Sim, eles resultam na mesma direção das marés.

Devo mover uma maré antes de meus navios?
Sim.

Tenho que pegar a maré que mudei?
Não, cada navio pode pegar qualquer maré.

Posso atacar 2 navios se passar entre eles?
Sim.

Se eu navegar para o porto afundando meu oponente, posso substituí-lo pelo meu?
Sim, se tu tiver um navio sobressalente.

Tenho que adicionar um novo navio quando chegar ao porto?
Tu não é obrigado.

Os navios naufragados navegam da mesma forma que os navios novos?
Sim, eles acabaram de perder 1 de 2 vidas.

Posso consertar um navio naufragado?
Não.

Posso levantar um navio afundado?
Não.

Erros comuns

Novos jogadores podem tentar navegar diagonalmente para uma maré ao norte ou ao sul. Uma maré no norte significa que um navio pode subir. Uma maré no sul significa que um navio pode se mover para baixo.

Estratégia

3 navios lado a lado formam uma armada, esta é uma forte posição defensiva que pode bloquear seu oponente contra a costa.
É sempre melhor ter os navios do adversário entre os seus e as marés, isso garante o seu avanço e a retirada deles. ​



Um jogo de Ben Reader.

O conceito e a arte de Adella são de propriedade do artista.

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